«Os maiores de sempre» - Jogos do Eixo Atlântico tomam conta da cidade
Desde domingo que Famalicão acolhe os maiores Jogos do Eixo Atlântico de sempre. São perto de 2400 participantes, entre atletas, delegados e técnicos, em representação de 27 municípios da Galiza e do Norte de Portugal, que desde domingo estão em competição, divididos pelas cidades de Famalicão e Braga, que conjuntamente estão a promover a realização desta edição dos jogos.
“A promoção e a cooperação entre os povos e os territórios é uma das causas da associação do Eixo Atlântico e estes jogos são disso um bom exemplo” referiu Mário Passos, a propósito da parceria com a cidade de Braga e da tão grande participação nesta edição de 2024.
Na cerimónia, o secretário de Estado do Desporto elogiou os méritos da competição, que envolve de forma única tantos atletas. “O desporto é o caminho que nos une e é por isso que aqui estamos, num evento único na Europa, que espelha os princípios da associação de cidades, que aqui, através do desporto, fortalecem os laços entre os cidadãos”, disse Pedro Dias.
Na cerimónia de abertura da 15ª edição dos Jogos do Eixo Atlântico, uma organização conjunta de Famalicão e Braga, o Presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, enalteceu esta parceria, bem como o facto de ser a edição com o maior número de participantes, “uma demonstração inequívoca da força do Eixo Atlântico e da capacidade que temos de trabalhar em conjunto, e de nos mobilizamos para projetos comuns (…) capacidade de esbater fronteiras e diferenças culturais”.
O arranque oficial dos Jogos do Eixo Atlântico fica também marcado pela homenagem ao atleta famalicense, Luís Silva, medalha de ouro no Campeonato da Europa de Boccia em 2013. O atleta paralímpico foi o primeiro famalicense a conquistar uma medalha olímpica obtendo a prata na modalidade Pares BC3 nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012. “Uma pessoa de referência pela sua capacidade de superação e pelo seu esforço (…) um exemplo a seguir, no que toca a superação e solidariedade” destacou o Secretário-Geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, aquando o discurso de homenagem ao atleta, no qual também mencionou que estes Jogos, “não são só desporto, são jogo limpo, são convívio”, salientando a importância desta parceria transfronteiriça e de fortalecer estes laços.
Recorde-se que os Jogos do Eixo Atlântico, que decorrem entre 30 de junho e 5 de julho em Famalicão e Braga com a participação de mais de 2000 atletas, são um evento desportivo transfronteiriço bienal dirigido a jovens atletas dos concelhos do Norte de Portugal e da Galiza que integram o Eixo Atlântico. A competição engloba seis modalidades desportivas, inclusive modalidades individuais de desporto adaptado, entre as quais: andebol feminino e masculino, voleibol feminino, basquetebol masculino e feminino, natação e natação adaptada, atletismo e atletismo adaptado. Como novidade desta edição, ao Futebol 7 masculino junta-se o Futebol 7 feminino.
O calendário desportivo pode ser consultado em www.famalicaodesportivo.pt/_xv_jogos_do_eixo_atlantico .