Exagerar
Quando se começa um plano de treinos é muito vulgar as pessoas, com o entusiasmo, quererem treinar muitas vezes, durante mais tempo, de forma a atingirem mais rapidamente os seus objetivos. Tal prática não só não respeita os tempos de recuperação, especial se for mais velho, como aumenta consideravelmente a probabilidade de se lesionar por sobreuso.
Não “ouvir” o corpo
Particularmente para os não atletas, é importante estar atento aos sinais do nosso corpo. Um tornozelo que inflama, um joelho que edemacia, as dores nas costas, etc. A dor e a inflamação são sinais de alerta que devemos respeitar.
Alimentação
O corpo precisa de combustível. Para isso, a alimentação é um aspeto decisivo na preparação da corrida. Seja antes, durante ou depois da corrida, devemos preparar a alimentação de forma tão minuciosa como preparamos o treino.
Aquecimento
Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física um pouco mais intensa, devemos preparar o nosso organismo de modo a que a passagem do estado de repouso ao exercício seja realizado de forma suave e progressivamente crescente.
Retorno à calma
Depois de terminarmos uma atividade física mais intensa, devemos reduzir gradualmente a intensidade, de modo a que as diversas funções orgânicas regressem de forma suave e adequada à situação de repouso.
Demasiadas provas
As provas estão na moda e, por isso, a oferta é imensa. Apesar de haver muitas oportunidades, as provas devem ser um motivo de prazer, e não de sacrifício e risco.
Associações desportivas ››
Modalidades ››
Corre Famalicão ››
Famalicão em Forma ››
Mais e Melhores Anos ››
Caminhada Concelhia ››
Escolas Municipais Natação ››
Move-te ››
Câmara Municipal
Divisão de Desporto
Morada
Casa da Cultura nº49
Rua Direita, 4760-134 V. N. Famalicão
Telefone
+351 252 320 954
(Chamada para a rede fixa nacional)