Famalicão Desportivo

Notícias

21 out, 2025

Famalicão “voou” até Eindhoven para conhecer a realidade desportiva

Uma comitiva famalicense, composta por técnicos municipais da área do desporto e treinadores de natação, deslocou-se a Eindhoven, nos Países Baixos, para conhecer a realidade desportiva local, com particular foco na natação. A ação de mobilidade internacional aconteceu entre os dias 14 e 17 de outubro.

A deslocação teve como principal propósito o desenvolvimento de competências desportivas, pedagógicas e de gestão, através da partilha de boas práticas com o Dutch Dolphin Swimming Club e InnoSportLab/Fieldlab Swimming no Centro Nacional de Natação de Tongelreep, o quarto maior da Europa.

Além das apresentações institucionais e visita guiada ao recinto, a comitiva famalicense acompanhou as aulas de natação para crianças e adultos, em várias tipologias de piscina, explorou as abordagens de ensino, conheceu estudos científicos na área da biomecânica da natação – apresentados pela investigadora Carola Minkels – e realizou uma visita técnica ao InnoSportLab/Fieldlab Swimming, conduzida pelo especialista Carlo van der Heijden, onde assistiram à análise de técnicas de partida e de viragem de atletas em preparação para provas internacionais. 

A mobilidade incluiu ainda sessões de brainstorming e partilha de conhecimento sobre metodologias inovadoras para incentivar a prática desportiva e prolongar o envolvimento das crianças com a natação, assim como, reuniões de monitorização e mentoria com a entidade anfitriã e a coordenadora do projeto.

Entre os resultados práticos desta mobilidade, destaque para a aprendizagem de novas metodologias de treino e ensino (como o uso de coletes em crianças até aos 6 anos, em contexto de piscina profunda), a avaliação de futuras cooperações com o InnoSportLab e a reflexão sobre a sustentabilidade energética das infraestruturas desportivas municipais.

Refira-se que esta mobilidade integra o Plano de Ação Erasmus+ aprovado no âmbito da Acreditação em Educação de Adultos do Município de Vila Nova de Famalicão, em consórcio com entidades locais com intervenção no contexto da formação desportiva e da educação de adultos, até 2027. A iniciativa contribui diretamente para os objetivos definidos no eixo “Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong Learning)”, reforçando a formação contínua dos técnicos municipais e parceiros locais nas áreas do desporto, inclusão, igualdade e sustentabilidade.