Famalicão Desportivo

Notícias

07 out, 2025

Projeto “Mais e Melhores Anos” dá vida à população sénior

O projeto municipal “Mais e Melhores Anos”, direcionado para a população sénior de Vila Nova de Famalicão, tem contribuído de forma relevante para a melhoria da qualidade de vida dos seniores famalicenses. A conclusão é de um estudo elaborado pela Faculdade de Desporto (FADEUP) e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) da Universidade do Porto, cujas principais conclusões foram dadas a conhecer na passada sexta-feira, 3 de outubro.

As quase 7 mil avaliações efetuadas, entre 2021 e 2023, a cerca de 3 mil seniores que participam nas atividades do projeto, demonstram que a atividade física regular, acompanhada e adaptada, é uma ferramenta capaz de promover o envelhecimento saudável e que o programa tem contribuído de forma relevante para transformar a vida de milhares de famalicenses.

A análise demonstra, de forma clara, a eficácia do programa criado pela Câmara Municipal para melhorar a aptidão física, o bem-estar emocional e a qualidade de vida da população sénior. Por exemplo, a resistência aeróbia, essencial para a autonomia nas atividades do quotidiano, apresentou progressos significativos, passando de 57,3% para 64,3% de participantes com resultados superiores à média nacional. Mas os ganhos não se ficam pelo plano físico. O estudo evidencia melhorias cognitivas e emocionais entre os participantes, contrariando a tendência natural de declínio associada ao envelhecimento. Os seniores que participam com maior regularidade e aqueles que integram atividades que estimulam simultaneamente o sistema cardiovascular e muscular revelaram uma evolução mais acentuada nestes domínios.

Com uma abordagem que alia a ciência à proximidade social, o Município de Famalicão dá o exemplo de como é possível acrescentar vida aos anos — e não apenas anos à vida. “Não são só estes resultados que demonstram um impacto comprovado na vida dos seniores e nos deixam com a certeza da validade do “Mais e Melhores Anos”. São os sorrisos e a motivação com que todos os dias se envolvem nas atividades que nos enchem de satisfação e com a certeza de que além de mais e melhores anos, estamos a contribuir para melhor vida”, aponta a propósito o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos.

Recorde-se a este propósito que a Câmara de Famalicão foi distinguida com o Prémio Excelência Autárquica 2025, na área do desporto, pela promoção deste programa que envolve cerca de 4 mil famalicenses, proporcionando atividade física, lazer, convívio e reabilitação, mas também atividade àqueles que necessitam de reabilitação física e a pessoas portadoras de deficiência, sempre de forma gratuita. O programa ‘Mais e Melhores Anos’, muito mais do que uma prática desportiva é uma resposta social estruturada, sustentada em evidência científica, que valoriza a pessoa idosa e contribui para uma comunidade mais saudável, ativa e solidária. O projeto divide-se assim em três vertentes, com destaque para o desporto sénior, reabilitação e desporto adaptado e envolve mais de duas dezenas de técnicos municipais entre professores de educação física e fisioterapeutas, promovendo quase 20 modalidades nos complexos desportivos concelhios e nas instituições parceiras, como IPSS e lares.