Famalicão Desportivo

Famalicenses d’Ouro

Galardão do Júri

O Galardão dos Campeões é atribuído anualmente a todos os atletas e equipas que na época desportiva transata tenham vencido competições de nível nacional e/ou internacional. Destina-se a todos os agentes desportivos naturais ou residentes no concelho, ou ainda, inscritos por clubes e associações sediadas no concelho de Vila Nova de Famalicão.

2019 > Atleta Revelação do Ano Feminino

Inês Silva

Associação/Clube/Entidade: Clube de Xadrez A2D

Modalidade: Xadrez

Fundamentação:
Inês Silva é uma jovem atleta famalicense que pratica Xadrez desde os 9 anos. Federada no Clube de Xadrez A2D, desde o ano 2012, conquistou vários títulos distritais e nacionais jovens individual e coletivamente.

Inês Silva integra o 4.º tabuleiro da Equipa A do CX A2D contribuindo, na presente época 2018/2019, para a manutenção no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Nacional - Série A e para o apuramento até aos Quartos de Final na Taça de Portugal. A nível distrital contribuiu decisivamente para a conquista do octocampeonato da Taça Associação de Xadrez do Distrito de Braga (fevereiro e março 2019).

Membro integrante do GRUPO A da Seleção Nacional de Jovens e da Seleção Sénior Feminina, representou Portugal ao mais alto nível por duas vezes consecutivas na mais importante prova coletiva mundial:
- em setembro 2016 em Baku (Azerbeijão): 42.ª Olímpiadas de Xadrez.
- em setembro 2018 em Batumi (Georgia): 43.ª Olímpiadas de Xadrez. Neste evento internacional alcançou o título "Woman Candidate Master" com apenas 17 anos de idade.

Atualmente ainda é detentora do feito inédito alcançado na época 2014/2015 ao sagrar-se com apenas 13 anos de idade a mais jovem Campeã Nacional Sénior (vertente lentas) e é a 9.ª jogadora do ranking nacional feminino. Para além do título sénior feminino alançado em 2015, também alcançou o título sénior feminino na vertentes semirrápidas em 2018.

Na presente época desportiva 2018/2019, até à presente data, é de realçar:
• Campeã Nacional feminina sub-18 nas três vertentes: semirrápidas (Pombal, novembro 2018), lentas (Portimão, abril 2019) e rápidas (Felgueiras, julho 2019), assegurando o apuramento para o Europeu Feminino sub-18 que decorrerá na Eslováquia no mês de agosto.