O primeiro encontro de trabalho aconteceu este mês de maio em Konya, na Turquia - cidade que foi Capital Mundial do Desporto em 2023 -, com o município representado por dois técnicos numa delegação liderada pelo chefe da divisão de Desporto. A visita teve como propósito conhecer as principais instalações desportivas da cidade, os respetivos programas desportivos, a troca de boas práticas institucionais e estabelecer contactos com os municípios de Konya, Karatay, Meram e Selçuklu.
Refira-se que o “Move-te – Caminhos para a Inclusão” é dinamizado pelo Município de Famalicão, através do pelouro do Desporto, em parceria técnico-estratégica com a Genç Kültür.
Cofinanciado pela Comissão Europeia, através do programa Erasmus + Sports, o projeto visa dotar a equipa técnica e os voluntários dos programas municipais de promoção da prática desportiva local - dirigidos a jovens em situação de risco, nomeadamente, jovens oriundos de comunidades migrantes, minorias e etnias - de competências técnico-pedagógicas inovadoras, com foco nas metodologias de treino e capacitação física, sobretudo ao nível dos desportos de caminhada na natureza e trekking.
Os próximos encontros de trabalho estão previstos para 2026, através de missões de observação e planos de formação desportiva envolvendo técnicos turcos e famalicenses, novamente na Turquia.