Durante a deslocação, que aconteceu entre 25 de fevereiro e 3 de março, a comitiva famalicense concretizou um plano de trabalho abrangente, que incluiu missões de observação, formações técnicas e troca de boas práticas na área dos desportos de natureza, com destaque para a caminhada e o trekking.
Este foi o segundo encontro de trabalho no âmbito do projeto ‘Move-te – Caminhos para a Inclusão’ à cidade turca - que foi Capital Mundial do Desporto em 2023 -, dinamizado pelo Município de Famalicão, através do pelouro do Desporto, em estreita parceria com a Genç Kültür, organização não-governamental (ONG) turca.
Cofinanciado pela União Europeia, através do programa Erasmus+, o projeto visa dotar a equipa técnica e os voluntários dos programas municipais de promoção da prática desportiva local - dirigidos a jovens em situação de risco, nomeadamente, jovens oriundos de comunidades migrantes, minorias e etnias - de competências técnico-pedagógicas inovadoras, com foco nas metodologias de treino e capacitação física, sobretudo ao nível dos desportos de caminhada na natureza e trekking.