São 17 os clubes famalicenses receberam a Certificação de Entidade Formadora pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A cerimónia de entrega de diplomas e placas de certificação relativas à época desportiva 2024/2025, aconteceu ontem, dia 17 de novembro, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
Organizada pela Associação de Futebol de Braga e a FPF, com o apoio do Município de Famalicão, na sessão solene foram distinguidas um total de 113 equipas de futebol e futsal do distrito de Braga, num momento que contou com a presença de representantes dos 240 clubes e de mais de uma dezena de Câmaras Municipais do distrito, bem como do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e Federação Portuguesa de Futebol.
No que refere aos clubes do concelho de Vila Nova de Famalicão, foram atribuídas 19 certificações - três ligadas ao futsal masculino, duas ao futebol feminino e 14 ao futebol masculino -, mais três do que na época anterior.
No futebol masculino, destaque para o Futebol Clube de Famalicão, certificado como Entidade Formadora pela FPF com a classificação de 5 Estrelas, e para a Associação Desportiva Ninense, a Associação Desportiva Oliveirense 1952, o Clube Desportivo de Lousado, o Grupo Desportivo de Joane, o Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa, o Ribeirão Futebol Clube, o Ruivanense Atlético Club e a União Desportiva de Calendário que receberam a classificação de três estrelas.
O Desportivo de São Cosme recebeu, na mesma modalidade e género, a classificação de 2 estrelas e a Academia Elite Sport - Associação de Futebol, a Associação Desportiva Evolution Soccer Academy, o Futebol Clube Brufense 1957 e o Operário Futebol Clube foram classificados como “Centro Básico de Formação de Futebol”.
Já no futebol feminino, foram certificados dois clubes famalicenses, o Futebol Clube Famalicão (três estrelas) e a Associação Desportiva Juventude de Mouquim (“Centro Básico de Formação de Futebol”), e no futsal masculino, o Futebol Clube de Famalicão, a Associação Desportiva Colégio das Caldinhas, e a Associação Desportiva e Cultural São Mateus foram consideradas Entidade Formadora 3 Estrelas pela FPF.
“A formação desportiva é fundamental para o desenvolvimento integral das nossas crianças, jovens e a sua importância vai muito para além do rendimento competitivo, É através do desporto que formamos atletas, formamos campeões, mas formamos sobretudo os cidadãos do amanhã”, sublinhou a propósito o Presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, lembrando a aposta do município no processo formativo.
Refira-se que o Município de Vila Nova de Famalicão tem vindo a apostar, de forma consistente, em medidas que promovem o desenvolvimento e o apoio à atividade desportiva do concelho. Em 2025, o investimento municipal nas modalidades de futebol e futsal ascendeu aos 1,5 milhões de euros, distribuídos por apoio à formação e ao desenvolvimento desportivo, manutenção de relvados, inscrições federativas, campeonato concelhio futsal, obras diversas, exames médico-desportivos, troféus, arbitragem de torneios e equipamento desportivo.