Clubes famalicenses recebem Certificação de Entidade Formadora da FPF
Cerca de 15 clubes famalicenses receberam a Certificação de Entidade Formadora pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na época desportiva 2023/2024. A distinção visa distinguir os clubes de acordo com o nível de qualidade do processo formativo e melhorar a qualidade da formação de jogadores de futebol e futsal em Portugal.
Recorde-se que, em 2024, a autarquia famalicense assinou um conjunto de protocolos com perto de meia centena de associações desportivas do concelho, para o desenvolvimento do plano de atividades e formação desportiva para a época 2023/2024, num investimento municipal superior a meio milhão de euros. A Câmara Municipal assegurou ainda o pagamento das inscrições federativas e respetivos seguros a mais de 5200 atletas do concelho - num esforço financeiro superior a 157 mil euros - e a realização de mais de 700 exames médico-desportivos, obrigatórios a todos os jovens atletas, no valor de mais de 11 mil euros.
De entre as certificações atribuídas pela FPF, três estão ligadas ao futsal masculino, onze ao futebol masculino e duas ao futebol feminino.
No futebol masculino foram certificados os seguintes clubes: Futebol Clube de Famalicão (5 estrelas), Associação Desportiva e Cultural São Mateus, a Associação Desportiva Ninense, o Clube Desportivo de Lousado, o Grupo Desportivo de Joane, o Ribeirão Futebol Clube, a União Desportiva de Calendário, Associação Desportiva Oliveirense 1952 e o Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa com classificação entre três e duas estrelas. Já a Academia Elite Sport - Associação de Futebol, a Associação Desportiva Evolution Soccer Academy e o Futebol Clube Brufense 1957 receberam a designação de “Centro Básico de Formação de Futebol”.
No futebol feminino foram certificados dois clubes famalicenses - Futebol Clube Famalicão (três estrelas) e a Associação Desportiva Juventude de Mouquim (“Centro Básico de Formação de Futebol”) – e, no que refere ao futsal masculino, a Associação Cultural e Desportiva Sporting Clube Cabeçudense, a Associação Desportiva Colégio das Caldinhas e a Associação Desportiva e Cultural São Mateus foram consideradas Entidade Formadora 3 Estrelas pela FPF.