O Município de Vila Nova de Famalicão está a desenvolver o Plano Estratégico e de Ação para o Desporto 2025-2030, um documento que vai definir a visão, os objetivos e as estratégias para o desenvolvimento desportivo do concelho nos próximos cinco anos.
Numa primeira fase, iniciada em março, foi lançado um questionário dirigido a vários agentes do território, nomeadamente, atletas, dirigentes (de clubes, ginásios e associações), técnicos de desporto, autarcas e cidadãos em geral, com o objetivo de recolher contributos sobre as reais necessidades e expectativas da comunidade famalicense, servindo como ponto de partida para a construção conjunta de uma “radiografia” fiel do território e traçar as linhas orientadoras deste plano.
A segunda fase do processo, iniciada em julho, centra-se em sessões de trabalho participativas que têm envolvido seniores - com grande adesão da parte dos utentes dos programas municipais -, associações e clubes desportivos – representados por cerca de 45 dirigentes locais – e jovens famalicenses – cerca de 25 participantes.
Estas sessões, que continuam a decorrer, têm o objetivo de garantir o envolvimento de todos na construção de um plano de ação participado e alinhado com as expectativas do território para a área do Desporto.
A participação da comunidade continua aberta e os interessados ainda podem contribuir para o Plano Estratégico e de Ação para o Desporto 2025-2030, através do preenchimento do questionário disponível aqui.