Adotamos uma metodologia onde o rigor do gesto técnico e os princípios de base das acções técnicas do Guarda Redes são o pilar da formação e preparação para um patamar superior (fase de aprendizagem). Nesta fase, integramos os atletas mais jovens, dos escalões associados ao futebol de 9 ou de 7, de forma a ter em conta os contextos competitivos e a própria referência espacial.
Numa fase de aperfeiçoamento, onde se integram os atletas em contexto competitivo de futebol de 11, privilegiamos o desenvolvimento e progressão dessas técnicas, o seu encadeamento em contextos técnico/táticos, aumentando progressivamente a exigência e complexidade das tomadas de decisão. Desta forma, sentir-se-ão melhor preparados para cenários futuros de exigência de rendimento
Num processo cada vez mais em evolução, com níveis de exigência cada vez maiores, onde cada vez mais o pormenor faz a diferença, o treino de Guarda Redes carece ainda de maior atenção em especial nos escalões mais “jovens” ao nível da formação. Nem sempre os clubes pelas dificuldades que atravessam, têm capacidade para investir neste contexto.
Assim sendo, estamos ao dispor para receber os atletas Guarda Redes de qualquer clube, com a devida atenção, consentimento e acompanhamento dos mesmos, de modo a proporcionar-lhes momentos de treino específico de onde sairão beneficiados quer o atleta, quer o clube que representa.