A sessão começou com a intervenção do técnico municipal, João Ferreira, que apresentou o percurso do projeto internacional “Move As You Are”, cofinanciado pela Comissão Europeia através do programa Erasmus+ Sports, e desenvolvido entre 2024 e 2025 pelo Município de Vila Nova de Famalicão, em parceria com a Universidade de Atenas (Grécia), a Euphoria Net (Itália) e a Real Eyes Sport (Itália).
Seguiu-se a intervenção de Nuno Borges, da GesLoures, que abordou as especificidades do trabalho com crianças e jovens com necessidades especiais, com particular enfoque no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
A ação terminou com Tiago Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional de Desporto para Deficiência Visual (ANDDVIS), que destacou os desafios e oportunidades do desenvolvimento de modalidades adaptadas para pessoas com deficiência visual, como o Goalball e o Showdown.
A formação “Do Move As You Are” assinalou o término do projeto desportivo “Move as You Are”, desenvolvido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através do pelouro do Desporto, em parceria com instituições internacionais, iniciado em janeiro de 2024. O projeto envolveu um financiamento proveniente do fundo europeu “Erasmus + Sports”.